top of page
Foto do escritorvictor interprises

Poliestireno Expandido (EPS) - Laje


Nos últimos anos, o poliestireno expandido (EPS) tem revolucionado a construção de lajes. Ele é utilizado na forma de lajotas, substituindo as tradicionais peças cerâmicas, e também na produção de concreto leve, em substituição aos agregados convencionais.

Ambos os sistemas contribuem para reduzir o peso total da laje, minimizando a carga sobre estruturas e fundações. Além disso, o poliestireno expandido desempenha um papel crucial como isolante térmico, proporcionando maior conforto ao ambiente interno. O EPS, como elemento inerte, não tem função estrutural nas lajes nervuradas. Em comparação, apresenta a vantagem de resultar em economia de materiais, como concreto, madeira e aço, e destaca-se pela resistência, evitando quebras durante o transporte e montagem. Essas peças também permitem adaptações por meio de cortes com serras, conforme destaca o engenheiro Enio Canavello Barbosa, vice-presidente de Relacionamento da Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (Abece).

"A solução pode ser especificada para qualquer tipo de construção, seja ela residencial, comercial ou industrial. O material é comumente utilizado em edificações mais baixas para facilitar o içamento e a montagem, sendo bastante empregado na construção de lajes em residências, lojas e pequenos galpões, dispensando o uso de formas de madeira", destaca o profissional. Em edificações de menor altura, onde o poliestireno expandido é usado na cobertura e as cargas acidentais são em torno de 200 kg/m2, as fundações podem ser reduzidas em cerca de 10%, considerando o partido arquitetônico e o vão das lajes.

Características Técnicas das Lajes de EPS

Com lajotas de poliestireno expandido, é possível projetar estruturas tanto unidirecionais quanto bidirecionais. A escolha entre um ou outro tipo está associada aos vãos. Nas lajes com geometria próxima do formato quadrado, são empregados os modelos bidirecionais. Em ambos os casos, apesar de mais leves, a estrutura mantém elevada resistência, conforme ressalta o engenheiro Canavello. Em lajes pré-fabricadas com o uso de lajotas de EPS, é possível vencer vãos de aproximadamente 12 m. Além disso, em lajes nervuradas com enchimento de poliestireno expandido e protensão nas nervuras, podem ser executados vãos de até 20 m, proporcionando versatilidade nas aplicações.



Faça uma visita já!


11 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page